Quanto tempo o site da sua clínica demora para carregar?

Certamente, em algum momento, você já deve ter ouvido falar sobre computação em nuvem. Contudo, são poucos os gestores e empreendedores que compreendem o conceito e benefícios do servidor cloud.

Muitas empresas estão preferindo esse serviço, mas nem mesmo sabem por que fazem essa escolha.

A computação em nuvem tornou-se uma tendência global por trazer diversas soluções para negócios dos mais variados tipos e portes.

Por meio dela, é possível ter acesso a uma infraestrutura robusta, perfeita para rodar aplicativos, analisar dados financeiros, hospedar sites, implementar serviços de e-mail, entre outras possibilidades.

Ao trabalhar com computação em nuvem, a companhia tem acesso a um ambiente virtual formado por vários servidores que trabalham juntos para cuidar dos dados e informações armazenados neles.

Esta é a ideia por trás dos servidores cloud, mas antes de optar por esse tipo de serviço, é fundamental conhecer suas características e principais vantagens, e é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Você também vai aprender um pouco sobre o conceito por trás dessa tecnologia de cloud computing. Confira!

Quanto tempo o site da sua clínica demora para carregar?

O que é servidor cloud?

Servidor cloud é uma tecnologia que se baseia na distribuição da computação, dessa forma, os recursos são compartilhados entre vários servidores, de modo a criar uma rede interligada e com alto nível de processamento.

Isso significa que, por meio dessa tecnologia, é possível ter acesso a uma gama de serviços muito maior. Se um dos servidores sofrer alguma falha, suas funções são transferidas para outro, sem que o usuário perca algum dado importante.

O objetivo por trás dessa tecnologia é tornar os serviços mais escaláveis, o que significa que ele deve suportar o crescimento de recursos de hardware, ao mesmo tempo em que a carga de trabalho também aumenta.

Assim, quando uma confecção de uniforme feminino social moderno migra suas informações e até o seu site para esse tipo de servidor, não precisa mais de um servidor físico.

Para qualquer tipo de negócio, é muito mais prático, uma vez que não é necessário alocar um servidor físico dentro da empresa, o que torna o processo também mais acessível para as pequenas organizações.

As empresas de servidores na nuvem podem oferecer diversos serviços aos seus clientes. Por exemplo, o servidor cloud gerenciado é totalmente administrado pelo provedor de nuvem, que cuida de aspectos como:

  • Os backups;
  • As atualizações;
  • A virtualização;
  • Os periódicos.

Também existe o servidor cloud não gerenciado, portanto, o controle do sistema operacional, configurações de serviços web, monitoramento e backup são funções de total responsabilidade do cliente.

Contudo, antes de optar por esse serviço, uma empresa de entrega expressa transportadoraprecisa entender um pouco mais sobre ele.

Um dos pontos mais importantes é compreender o perfil das organizações que contratam um servidor cloud gerenciado.

São companhias que não têm tempo para monitorar, gerenciar e configurar o servidor. Também não costumam ter experiências com gerenciamento e infraestrutura de servidores, além de não necessitarem modificações específicas no sistema.

Quanto aos usuários de servidores não gerenciados, eles têm mais conhecimento em áreas relacionadas, dispondo de tempo para controlar o hardware dos servidores, além de terem tempo para trabalhar em otimizações.

Quanto tempo o site da sua clínica demora para carregar?

Benefícios do servidor cloud

Os servidores cloud trazem várias vantagens para os usuários, e elas estão relacionadas à quando e como esses recursos podem ser usados em um projeto. Portanto, dentre os benefícios que mais se destacam estão:

1 – Alta disponibilidade dos serviços

Esse tipo de servidor é interconectado a uma rede de alta velocidade, e cada componente compartilha recursos sem que isso afete o funcionamento das partes.

Se um deles tiver algum problema, as informações são transferidas automaticamente para outro servidor. Nada será perdido e tudo continuará funcionando perfeitamente, sem que o usuário nem mesmo perceba que houve algum problema.

Aliás, a principal característica do servidor cloud é o fato de que usuário nunca é afetado por falhas internas.

2 – Gerenciamento simples

Qualquer negócio, como um de aluguel de notebook para empresas, terá muita facilidade para gerenciar o servidor. O usuário pode escolher como vai controlar e fazer o gerenciamento da aplicação em nuvem.

Boa parte das empresas que oferecem servidor cloud procuram garantir interface simples para os usuários, para que eles tenham facilidade na hora de monitorar as aplicações e os recursos de onde estiverem.

Os provedores também oferecem aplicativos que ajudam a monitorar e enviam atualizações periódicas sobre as aplicações executadas em uma plataforma.

3 – Boa capacidade de processamento

Outra vantagem para uma agência que utiliza servidor cloud é que esse sistema é formado por milhares de servidores espalhados no mundo todo. Isso garante baixa latência de rede e alta capacidade de processamento.

Todas as tarefas são feitas em conjunto, permitindo até mesmo a execução daquelas que são mais pesadas, independentemente da circunstância.

Tanto uma agência de marketing quanto um restaurante especializado em café da manhã empresarial terão acesso a um serviço de qualidade, além da alta velocidade no processamento de dados.

Quanto tempo o site da sua clínica demora para carregar?

4 – Boa velocidade de armazenamento

Esse tipo de servidor costuma contar com sistemas distribuídos de armazenamento, o que aumenta a velocidade de acesso e garante a segurança dos dados, mesmo quando é necessário transferir grandes volumes de informações.

O usuário consegue gerenciar a capacidade de armazenamento de seus servidores na nuvem. Por essa razão, se o espaço em disco for insuficiente, é possível comprar mais capacidade de armazenamento, sem que ocorra perda de dados.

Muitas agências e empresas de vários segmentos investem pesado na capacidade de armazenamento, e o servidor cloud oferece diferentes tecnologias de mercado, como no caso do SSD.

5 – Mais elasticidade com servidor cloud

Ter uma boa elasticidade é fundamental quando o assunto é computação em nuvem, pois ela está relacionada diretamente com a capacidade de remover ou adicionar recursos computacionais, como discos rígidos, memórias e processadores.

Podemos usar como exemplo o site de uma empresa de controle acesso ponto, que em certas épocas do ano sofre um pico de acessos. A elasticidade consegue adicionar mais servidores durante esse período, que serão removidos quando tudo se normalizar.

A elasticidade do servidor cloud costuma ser automática, fazendo o uso de recursos de análise para garantir estratégias precisas.

As empresas que oferecem esse serviço garantem métodos eficientes para garantir a elasticidade, e tudo é feito de forma rápida, sem interrupções nos serviços, e sem que o cliente perceba.

Quanto tempo o site da sua clínica demora para carregar?

6 – Excelente custo benefício

É necessário destacar que, se uma agência usa armazenamento em nuvem, ela economiza muito mais do que se precisasse de uma infraestrutura física.

Além disso, as empresas de recepção terão muito mais praticidade porque poderiam cancelar ou reiniciar assinatura a qualquer momento.

Esse serviço também utiliza um sistema de pagamento em que os usuários pagam apenas pelos recursos que realmente utilizam, portanto, não existem custos adicionais com essa tecnologia.

Cloud computing: do que se trata?

Já faz um tempo que o termo cloud computing vem sendo usado, sendo muito popular entre as empresas de tecnologia.

Contudo, ele também serve para as agências porque se trata de uma solução inovadora para qualquer negócio que busque flexibilidade, excelente custo-benefício, segurança e agilidade.

Quando se fala em serviços de hospedagem, como no caso do site de uma empresa de locação de escritório virtual, a computação em nuvem supera as expectativas, posto que oferece sistemas de baixo custo e fáceis de gerenciar.

Para muitos negócios, a estrutura física é financeiramente inacessível, o que fez com que muitas companhias optassem pelos servidores em nuvem, um sistema de distribuição que garante a disponibilidade dos serviços de maneira confiável e eficiente.

Com base nessa informação, é correto afirmar que a computação em nuvem é uma infraestrutura virtual que garante recursos computacionais, por meio de planos mensais de pagamento, ou de acordo com a demanda do cliente.

As agências podem adquirir planos na nuvem para diferentes finalidades, como para hospedar o site institucional ou simplesmente para modernizar sua aplicação.

Se um fabricante de suprimento para impressora zebra tivesse que arcar com um servidor próprio, também teria de lidar com todos os imprevistos, interrupções de rede, quedas de energia, entre outros problemas.

Mas, com a computação em nuvem, a companhia está totalmente livre desses problemas e pode se concentrar em seus clientes e naquilo que é mais importante.

Quanto tempo o site da sua clínica demora para carregar?

Considerações finais

O servidor cloud traz inúmeras vantagens para as empresas, como vimos ao longo deste conteúdo. Contudo, a principal vantagem é o fato de eliminar a necessidade de arcar com os custos de um servidor físico.

Sem falar que a agência não vai precisar se preocupar com riscos e problemas que podem comprometer o negócio. Ela pode contar com os servidores em nuvem para armazenar e proteger informações importantes, sem se preocupar com mais nada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: cloudesz (https://cloudez.io/br/blog/servidor-cloud-e-seus-beneficios-para-agencias)

Gustavo Costa

Gustavo Costa

Ele é o co-fundador da agência Veemob que há mais de 4 anos ajuda médicos e profissionais da saúde a viverem de consultório particular.

Artigos recentes

Anterior
Próximo
Blog

Você também pode gostar

Doutor, fotos profissionais valorizam o seu posicionamento

No marketing médico, a importância da fotografia ainda não é de conhecimento geral.  Há quem a subestime, acreditando que somente os resultados no ofício atestam pela reputação do profissional. Isso não é, necessariamente, verdade.  O primeiro contato do paciente com o médico, muitas vezes, ocorre por meio da foto, ainda

Quanto maior o orçamento no Google Ads, mais resultados o médico tem

O Google Ads é uma ferramenta fundamental quando pensamos em campanhas para marketing, e claro, marketing médico. É por meio dela que conseguimos anunciar seus serviços para uma parcela do seu público-alvo escolhida previamente, o Google Ads permite essa segmentação de público, possibilitando essa personalização dos anúncios. Isso ocorre principalmente

Identidade Visual para médicos: por onde começar?

O doutor já deve ter ouvido por aí que é essencial, para toda estratégia de marketing de sucesso, elaborar uma identidade visual de qualidade, certo? Mas como exatamente você consegue atingir esse nível de excelência por meio de seus posts, vídeos, fotos e assim por diante? Temos de entender, primeiro,

Médicos que fazem isso estão saindo na frente

O doutor deseja melhorar seu engajamento e os números de interações orgânicas no Instagram e em outras redes sociais, mas não sabe como? Fique tranquilo, pois existem dicas simples para atrair ainda mais seguidores. Porém, lembre-se: para funcionar você tem de ter em mente que as pessoas procuram outras pessoas nas

Deixe um comentário

Quer uma Análise Grátis de Marketing Médico para a sua Especialidade?

Cadastre-se no formulário acima se você precisa: