Mesmo a área médica remeter a muita seriedade, reputação e austeridade, o Instagram também é um dos meios de atrair novos pacientes, e manter os já fidelizados interessados em seu conteúdo.
Por isso é importante manter a mente aberta quando falamos de usar um pouco da criatividade para gerar um conteúdo diferenciado.
E a criação de Stories para o seu perfil passa por esse processo também.
Sempre há uma forma de aliar o lúdico ao profissional, e com essas dicas você terá um amplo panorama de possibilidades para aumentar o alcance e engajamento no seu Instagram:
1. Explore os adesivos dos Stories
Os adesivos dos Stories são uma ótima ferramenta para gerar interação entre você e o seu público.
Dessa maneira, criando enquetes, abrindo espaço para perguntas, você se aproxima ainda mais de quem você quer engajar e se demonstra aberto para que as pessoas se conectem a você.
Atualmente, os Stories do Instagram contam com alguns tipos de adesivos e interação: enquetes, enquetes deslizantes, respostas dinâmicas e contador regressivo.
2. Não tenha medo de mostrar os bastidores
Outra maneira de aproximar mais o público da sua realidade rotineira, é gravando situações de bastidores do seu negócio.
Claro que se tratando de divulgação, sempre queremos mostrar as nossas melhores versões o tempo todo. Mas com essa tática, você cria um chamariz às pessoas para o seu conteúdo de um jeito mais dinâmico e descontraído.
Situações engraçadas do dia a dia, curiosidades sobre a área. Às vezes se deixar levar pela espontaneidade é mais atraente do que sempre ter um vídeo milimétricamente pensado.
Mas óbvio, sempre use o bom senso nessas horas.
3. Está sem ideias? Utilize o texto!
Nem sempre temos aquela inspiração de gerar um conteúdo audiovisual para os Stories.
Por isso, não se deixe desanimar e poste só um texto rápido mesmo. Não esqueça, porém, que o seu texto deve carregar alguma mensagem relevante para valer a pena. Além de ser curto e sucinto.
Uma dica interessante é de usar esse Stories em texto, como uma chamada para o seu conteúdo em uma outra plataforma, por exemplo seu site.
4. Utilize textos animados ou estilizados!
Quando falo de textos animados, não é só um texto em tom alegre ou divertido. Também me refiro aos efeitos personalizáveis dos textos.
E se tratando da área médica, dependendo do seu perfil, nem sempre é recomendado deixar algo muito colorido, desproporcional ao tom profissional.
No entanto, esse pode ser um belo diferencial se tratando de criatividade. Existem diversos aplicativos, tanto para iOS, quanto para Android, que permitem estilizar fontes e textos de diversas formas.
Há também várias técnicas de estilização utilizando as próprias funções do Instagram nos Stories. O importante é encontrar uma estética que lhe agrade, e que transmita tanto seu lado profissional, como criativo!
5. Reutilize materiais prontos
O principal foco do Instagram, e consequentemente os Stories, é a criação autêntica de conteúdo para o digital.
Porém, podemos nos valer de conteúdos já criados em outras plataformas. Por isso, não deixe de explorar sua própria galeria de fotos, ou vídeos que possam ser reutilizados no formato de Stories.
Caso você tenha um vídeo curto salvo no Youtube, ou até mesmo no próprio celular, readequando aos padrões do Instagram é possível revivê-lo em uma linguagem e formato diferentes, de uma forma mais cativante.
Gostou dessas dicas, e já pensa em empregá-las nos seus Stories? Então deixe um UP nos comentários!
Caso queira conversar e saber como podemos te ajudar, entre em contato com a nossa agência de Marketing Médico: Veemob Comunicação Criativa.
Será um prazer te ajudar!