Se você, médico, nunca ouviu falar em Google Meu Negócio e a importância que essa ferramenta tem para dar maior visibilidade para o seu consultório, então confira esse artigo do início ao fim!
Primeiramente, o Google Meu Negócio é uma das inúmeras ferramentas disponibilizadas pelo Google que existe desde 2014. Sua função primordial é colocar em destaque negócios e serviços dos mais variados existentes no mercado.
Obviamente, a área da saúde não escapa a essa lógica. Através dele, possíveis pacientes que estão à procura de tratamentos, consultas e até para tirar dúvidas, acabam encontrando opções de clínicas e consultórios com base na localização.
Mas, não é somente o que está mais perto da casa desses possíveis pacientes que o Google Meu Negócio retorna na busca.
Ao realizar o seu cadastro, você como prestador de serviços, coloca endereço, telefone, horários de atendimento, além de links externos para redirecionar para sua página e assim dar acesso a um contato mais direto.
Além disso, ele automaticamente coloca o seu consultório no Google Maps, a ferramenta de mapa do Google, muito utilizado também com essa finalidade de encontrar serviços próximos dos locais dos pacientes.
Junto ao benefício de colocar a sua clínica em evidência, o Google Meu Negócio oferece ainda um canal de comunicação. Explico:
Quando cadastrado na ferramenta, ela gera um campo voltado para o paciente relacionado a sua avaliação. Ou seja, quem consultou ou visitou o seu consultório.
Existem duas formas de avaliar o seu negócio: primeiro pelo sistema de estrelas, partindo de uma até cinco; outra maneira é o campo de comentário em que se pode fazer uma avaliação mais robusta.
Esse último é muito legal, pois permite uma interação positiva entre você e seus possíveis pacientes. O campo de comentário também abre a oportunidade de se tirar dúvidas simples, em relação a procedimentos, horários, e assim por diante.
Incentivar essa prática, aliada a um atendimento de excelência ajuda a elevar a sua nota com o Google, o que, por consequência, aumenta consideravelmente o seu ranqueamento nos resultados quando uma pessoa faz uma busca sobre a área que você atua.
Em outras palavras, quando alguém procura por “cirurgia bariátrica”, e o seu consultório possui uma avaliação excelente, é muito provável que o seu local apareça antes de seus concorrentes.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que podemos usar e abusar de suas vantagens, de maneira a gerar mais tráfego para a sua página e também para o seu consultório, resultando em um faturamento ainda maior no final do mês!
Confiras algumas de nossas dicas para o uso mais adequado da ferramenta:
- No título, após o nome do médico ou da clínica, coloque uma palavra-chave do tratamento ou especialidade + região;
- Além da categoria principal, coloque sub-categorias que vão de encontro com a sua especialidade;
- Faça postagens linkando para o seu site principal;
- Instale o Google Meu Negócio em seu celular e ative a troca de mensagens;
- Se você ainda não possui um site profissional, crie um site provisório e automático clicando aqui;
- Coloque fotos do espaço e dos profissionais, isso gera mais confiança e conexão;
- Em links de agendamento coloque o link direto para o Whatsapp e adicione outro link direcionando para sua área de contato de seu site.