O Instagram, antes de tudo, é uma rede social que trabalha em cima da nossa exposição. É através dessa exposição que abrimos as portas de nossas vivências pessoais e profissionais para outras pessoas, e dependendo da maneira como trabalhamos essa ideia, é como fazemos aumentar o nosso engajamento.
No seu caso doutor, não é nada diferente. Contudo, por tratarmos de temas relacionados à saúde e bem-estar de seus seguidores e possíveis clientes, necessitamos de um certo tato e cuidado ao postarmos algum conteúdo.
Definidos os públicos-alvo e sua linha editorial, é preciso se preocupar em como proteger a integridade da sua imagem profissional e valorizar a sua autoridade na área em que atua.
Diante disso, é fundamental ter debaixo do braço o manual de publicidade elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), para entender o que pode e o que não pode fazer nas redes sociais, como no Instagram, por exemplo. Confira algumas das diretrizes do que se evitar fazer:
Não publicar fotos de antes e depois: fotos nesse estilo se referem à exposição do paciente e também ao fomento de uma concorrência desleal, pois reaviva a ideia de resultados universais.
Não divulgar tecnologias como diferencial de atendimento: também não se deve divulgar técnicas e procedimentos em suas redes, em conjunto com a ideia do item anterior de se vender tratamentos milagrosos e fortificando a intenção de uma concorrência desigual.
Não expor pacientes de nenhum modo: assim como fotos antes e depois, é estritamente proibido qualquer forma de exposição de pacientes no Instagram, mesmo mediante autorização do mesmo.
Ter cuidado com o tom das postagens: o seu linguajar e tipos de fotos e vídeos postados também contam muito. Evite posts que se valham de uma linguagem sensacionalista, tendenciosa, ou então violenta e expositiva.
Para tomar conta desses e outros cuidados com as suas redes sociais, você pode contar com o auxílio da nossa equipe!