Marketing de Conteúdo para médicos: saiba como fazer uma estratégia eficaz!

As clínicas da área da saúde precisam de uma estratégia de marketing de conteúdo para médicos de modo a manter os pacientes mais envolvidos e garantir a retenção de forma adequada. 

Ao proporcionar um contato maior com o paciente, é possível estabelecer um vínculo para a manutenção da saúde, como um todo, e a própria continuidade da clínica médica como um verdadeiro estabelecimento comercial.

Muitas pesquisas em plataformas de busca estão relacionadas à saúde, e os primeiros resultados estão definitivamente relacionados à estratégia de Marketing de Conteúdo para médicos e profissionais dessa área essencial ao bem-estar da população.

Sendo assim, os profissionais que atendem esse campo devem estar atentos às ferramentas digitais utilizadas, como:

  • Blog para artigos e textos;
  • Newsletter para e-mail;
  • Redes sociais;
  • Site da clínica médica.

No entanto, isso demanda a produção de conteúdo que esteja relacionado às especialidades médicas dos profissionais que atendem na clínica, somado a estratégias para inserir tópicos interessantes e segmentados para o público-alvo.

Além disso, é possível estabelecer a prática de palavras-chave para SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, conforme os objetivos da empresa, ou clínica médica, nesse caso. 

Como iniciar o marketing de conteúdo para médicos?

Um site com comentários breves sobre os serviços disponíveis e os tratamentos realizados na clínica médica é uma forma simples de iniciar. Porém, há um longo caminho a percorrer. 

É preciso estruturar todo o site empregando Marketing de conteúdo para que seja notado pelos algoritmos das plataformas digitais de busca e, assim, apresentarem entre os primeiros resultados após a pesquisa de um internauta. 

Sendo assim, a criação de um site e a inclusão de conteúdos interessantes é um bom começo para estabelecer a presença online, mas é importante considerar outros fatores. 

Dinâmica de redes sociais para médicos e pacientes

O uso de redes sociais entre as atividades mais realizadas por internautas, em diferentes plataformas e todas com finalidades distintas. 

Elas estão entre os meios de comunicação que mais crescem no ambiente virtual, e sem qualquer vislumbre de limite para parar. 

Por isso é muito importante implementar uma dinâmica nas redes sociais entre médicos e pacientes e, assim, envolver aqueles que já frequentam a clínica, e encontrar pessoas que precisam de um tratamento que o estabelecimento de saúde oferece. 

As redes sociais são importantes para a estratégia de marketing de conteúdo para médicos, e ajudam a alavancar de forma efetiva a comunicação via modelos de plataforma digital. 

Além disso, é possível investir em anúncios pagos, como o Twitter Ads e aumentar o alcance de uma postagem para garantir novos seguidores e pessoas interessadas sobre o conteúdo e as especialidades médicas que uma clínica disponibiliza. 

Promovendo um material interessante e atualizado, é possível que os pacientes passem a acompanhar continuamente tudo que for produzido e, melhor, até mesmo compartilhar, criando assim uma divulgação orgânica e sem qualquer tipo de custo. 

Quantidade de conteúdo aumenta visitas

O número de palavras que se usa em uma página para empregar a estratégia de marketing de conteúdo para médicos é crucial para o ranqueamento em uma página de resultados após uma pesquisa na plataforma de buscas. 

Dessa forma, as palavras utilizadas são muito importantes, pois além da quantidade, a qualidade sobre os assuntos tratados pode garantir o funcionamento pleno da prática de SEO. 

Ou seja, não se trata apenas sobre o que se diz, mas também como isso é colocado em palavras. Não só isso, levando em consideração que é possível utilizar diferentes ferramentas para uma estratégia de Inbound Marketing e atrair mais pacientes, como:

  • Artigos científicos;
  • Podcasts esclarecedores;
  • Textos informativos;
  • Vídeos elucidativos.

Conforme a quantidade de conteúdo aumenta em um site, maior o número de visitas e a relevância – tanto para os algoritmos das plataformas de busca, quanto para a formação de autoridade perante os pacientes, e até mesmo sobre outros profissionais da saúde. 

Conclusão

O marketing de conteúdo vai além do conceito de publicidade empolgante, se transformando em uma potência essencial para qualquer tipo de negócio em todos os setores. 

Essa estratégia está relacionada ao aumento de volume de tráfego de qualidade para os sites corporativos e empresariais e, por isso, o conteúdo é fundamental para criar uma conscientização e gerar potenciais clientes que sustentam o crescimento, por exemplo, de uma clínica médica.

Por fim, vale destacar que, quanto maior a qualidade do marketing de conteúdo, mais valioso o site se torna para o público e, com isso, cresce a probabilidade de envolvimento e engajamento com o estabelecimento. 

Isso tende a elevar a confiança e a credibilidade sobre a marca, o que é essencial para qualquer empreendimento, seja qual for o público-alvo ou segmento atendido. 

Gustavo Costa

Gustavo Costa

Ele é o co-fundador da agência Veemob que há mais de 4 anos ajuda médicos e profissionais da saúde a viverem de consultório particular.

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