Marketing Médico: o que é e como desenvolver uma estratégia de resultados

Profissionais médicos! Vocês entendem o que é Marketing Digital Médico e como podem começar a implementá-lo em sua clínica?

Você tem um posicionamento ativo nas redes sociais e um conhecimento básico de marketing? Do contrário, você está perdendo pacientes que podem estar escolhendo seus concorrentes.

Para começar, é importante entender essencialmente o que é o Marketing Médico.

O que é o Marketing Médico

O Marketing Médico usa muito dos mesmos princípios do Marketing Digital, mas em um conceito médico, respeitando principalmente as diretrizes do CFM (Conselho Federal de Medicina), que tateiam as normas de publicidade aplicada na área da saúde.

Marketing Médico: o que é e como desenvolver uma estratégia de resultados

Por que o Marketing Médico é tão importante?

Aqui estão alguns fatos rápidos sobre por que você deve investir em Marketing Médico:

A indústria médica é extremamente competitiva e muitos médicos conseguem mais resultados simplesmente por serem mais visíveis online.

Você provavelmente já viu ou já se perguntou porque o seu colega com menos conhecimento que você tem tanta popularidade na internet e mais resultados em pacientes.

E o segredo é o Marketing Médico.

A receita da sua clínica pode explodir com a elaboração de uma campanha de sucesso, obter mais pacientes e melhorar sua reputação profissional.

Vamos fazer uma experiência? Pesquise no Google utilizando a palavra-chave de sua especialidade, mais o nome de sua cidade.

Agora observe, quem são os primeiros colocados?

Preste atenção agora, se você não estiver na primeira página do Google, o seu concorrente estará.

É aí que mora a diferença em resultado.

Pense em quantas pessoas estão procurando pela sua especialidade agora no Google.

Calcule agora quanto você está perdendo por não estar na primeira página.

“Nossa, mas como faço para ficar em primeiro lugar nas pesquisas do Google?”.

Aí que começa o Marketing Médico. Vamos lá?

Como começar com o Marketing Médico?

Marketing Médico: o que é e como desenvolver uma estratégia de resultados

Primeiramente, antes de sair criando o seu perfil médico no Instagram, é preciso desenvolver um planejamento estratégico para que suas ações de marketing sejam pontuais em relação ao seu objetivo.

Caso contrário você estará desperdiçando o seu tempo e investimento atirando para todo lado, sem uma definição estratégica.

Como funciona este planejamento de Marketing Médico?

Primeiro entenda o perfil do seu público alvo:

  1. Poder aquisitivo;
  2. Sexo predominante;
  3. Faixa etária;
  4. Região;
  5. Lugares que essas pessoas costumam frequentar;
  6. Redes sociais mais utilizadas;
  7. Como eles normalmente chegam até você.

Quando temos essas informações em mãos, conseguimos direcionar a comunicação de marketing ao seu público com maior precisão, por que agora sabemos, “com quem estamos falando”.

Parece meio óbvio, mas é aí que a maioria erra.

Com essas informações  você alinhará seu conteúdo, o seu branding, ou seja, a identidade visual, e o mais importante, a estratégia que você utilizará para atrair o seu público.

Aqui vai um detalhe, e principalmente afastar aquele que não é o seu público.

Por exemplo: se você passar em frente ao Shopping Pátio Batel, um dos shoppings mais caros e de alto padrão aqui em Curitiba, você verá que a fachada do shopping já diz o perfil de pessoas que ele quer ali dentro, e não quer.

Ou seja, a decoração e a arquitetura do Shopping está alinhada com os valores e posicionamento do Shopping.

Agora eu te pergunto, quais são os seus valores? Qual é o seu posicionamento? Como você deseja que seus pacientes te percebam nas redes sociais?

Com essas informações você terá mais clareza de como deve ser a sua identidade visual, a sua logomarca, o seu site, redes sociais, fotografia e principalmente o conteúdo.

Não esquecendo principalmente da sua personalidade e diferenciais, é isso que lhe manterá sempre único.

Marketing Médico: o que é e como desenvolver uma estratégia de resultados

Como desenvolver uma estratégia de resultados.

Para falarmos sobre estratégia, eu devo ressaltar: cada especialidade tem a sua.

Um Oncologista, por exemplo, tem meios de comunicar e captar pacientes diferente de um Ginecologista e não é uma questão de ser mais fácil ou mais difícil, é uma questão de “qual a estratégia certa?.”

É importante sim, você ter um Instagram, um site institucional, uma página no Facebook, mas saiba que, ter apenas esses canais ativos, não é o quesito final para se obter mais pacientes em sua clínica.

Imagine que você tenha em sua garagem o carro dos seus sonhos, só que ele está sem gasolina e escondido na sua garagem, adianta ele ser bonito, eficiente, do ano?

Assim também é o seu marketing, ele precisa de combustível para se movimentar.

E qual é o combustível do Marketing? Qual é a gasolina do Marketing, para fazer tudo isso valer a pena, trazer resultados, mais pacientes?

O combustível do marketing médico é: o conteúdo.

O conteúdo aplicado a uma estratégia é potencializado com o tráfego pago, ou seja, os anúncios. Com eles você sentirá uma drástica diferença na procura de sua clínica e não tem como isso não acontecer aplicando o método certo.

Quanto eu devo investir em anúncios?

Marketing Médico: o que é e como desenvolver uma estratégia de resultados

Quando atendemos um médico em nossa agência iniciamos investindo uma quantia menor, entre R$300 à R$1.000, para que nos primeiros meses possamos acertar na estratégia e otimizar as campanhas de anúncios.

As estratégias de Marketing Digital Médico, como todas as outras, são desenvolvidas através de testes.

Testar, testar e testar é sempre fundamental.

Quando você encontra o ponto ideal da estratégia, aí sim, pensamos em escalar os valores em anúncios.

Desta forma escalamos com maior assertividade sem rasgar o dinheiro do cliente.

8 dicas de Marketing Médico.

  • Ative o Google Meu Negócio e no título coloque o seu nome + sua especialidade + sua cidade. Exemplo: “Dr. Diogo Kfouri – Cirurgia Bariátrica em Curitiba.” Desta forma o Google irá mostrar mais vezes a sua página como resultado quando alguém pesquisar por esse termo.
  • Se você ainda não tem um site, você pode criar um site simples e gratuito no Google Meu Negócio, enquanto o seu site profissional não fica pronto.
  • Dentro do Google Meu Negócio tem um link exclusivo para as pessoas deixarem uma avaliação sobre o seu trabalho, quanto mais avaliações positivas você receber melhor ainda fica o seu ranking nas pesquisas.
  • Crie conteúdos sobre a sua especialidade nas redes sociais, mas não deixe de mostrar a sua vida pessoal, isso com certeza vai humanizar a sua página e criar conexões com o seu paciente.
  • Poucos médicos atravessam a linha da timidez criando conteúdos em vídeos no Youtube, que é o segundo maior canal de pesquisa do mundo. Quem o faz com certeza sai na frente de muitos concorrentes.
  • Tire um tempinho do seu dia para responder comentários e mensagens no Instagram, eu sei que o tempo de vocês médicos é muito escasso, mas essa tempo que você se conecta com o seu paciente irá refletir no crescimento da sua página do Instagram e agendamentos em sua clínica.
  • Invista em treinamento de vendas para recepcionistas, o atendimento de sua clínica é um dos fatores mais importantes para o aumento de agendamentos.
  • Faça lives no Instagram com outros médicos de áreas complementares. 
  • Organize a capa do seu Instagram com informações que deem autoridade a você, por exemplo, se você é membro de alguma sociedade pode colocar essa informação. Pense também em características que te diferem de outros profissionais e transpareça este posicionamento em seu Instagram e demais redes sociais.

Eu não tenho tempo e nem conhecimento.

Marketing Médico: o que é e como desenvolver uma estratégia de resultados

Doutor, não fique preocupado se você não tem conhecimento e tempo para gerenciar essas ferramentas.

Uma agência de Marketing Digital Médico pode ser um grande parceiro neste requisito.

Descubra como a agência Veemob tem ajudado médicos e profissionais da área da saúde a marcarem uma presença forte no ambiente digital, e aumentarem seus resultados em pacientes e faturamento, mesmo neste momento tão incomum com o impacto da pandemia.

Confira a seguir uma lista de 10 estratégias de marketing digital médico para médicos que são consideradas tendências de sucesso neste ano e que nós da agência Veemob praticamos com nosso clientes.

1. Otimize seu site para a experiência do paciente

Atualmente, mais do que nunca, pacientes em potencial pesquisam na web por médicos e serviços de saúde locais.

Os pacientes estão procurando cuidar da saúde por conta própria e ao fazer isso, se preocupam em estabelecer uma relação de conhecer, gostar e confiar em uma prática médica antes de entrar pela porta ou marcar uma consulta.

Investir na experiência do seu paciente em seu site aumentará significativamente as ligações e a retenção do paciente.

Seu design deve ter recursos personalizados, velocidade de página rápida, ser compatível com dispositivos móveis e interativo:

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A. Projetado para dispositivos móveis

A maioria das pesquisas é feita por meio de dispositivos móveis ou tablets, portanto, ter um design de site médico totalmente responsivo é crucial.

Certifique-se de que o design de seu site inclua imagens e estruturas flexíveis.

O site deve ser construído para todas as plataformas, capturando o máximo de visitantes e não apenas se limite a pesquisas de desktop.

A velocidade da página pode ser o principal motivo para uma alta taxa de rejeição de seu site médico.

B. A velocidade é importante

Os sites que são difíceis de navegar com velocidade lenta de página proporcionarão aos pacientes em potencial uma experiência negativa.

Uma experiência negativa torna os usuários mais propensos a abandonar o site para ir ao de um concorrente. É fundamental avaliar e montar um plano para melhorar a velocidade da página do site para reduzir as taxas de rejeição e aumentar a conversão de leads.

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C. Torne Tratamentos e Serviços Visíveis

Quando os pacientes visitam o site do seu consultório, eles devem encontrar todos os seus serviços e tratamentos rapidamente, caso seu consultório médico ofereça uma ampla variedade de serviços que você deseja apresentar.

Fazemos marketing digital médico de cirurgia bariátrica para uma clínica de gastroenterologia e nos certificamos de que seus principais serviços estejam na página inicial.

Ao decidir quais tratamentos promover, pense em seu público-alvo ideal, diferenciais-chave e procedimentos de alta receita.

Use formulários de lead para tornar mais simples aos pacientes solicitarem consultas e para criar uma chamada à ação para serviços.

Ao criar formulários de lead no site, certifique-se de que sejam acessíveis e diretos. Os pacientes não querem preencher formulários longos e desnecessários para agendar uma consulta.

Seu site precisa ser construído com palavras-chave e SEO médico adequado.

Um site de alto desempenho terá um SEO sólido e palavras-chave na base do design do site.

Um especialista em SEO médico gastará seu tempo construindo cada página de seu site e fará pesquisas competitivas de palavras-chave para garantir que seu site esteja no topo dos resultados de pesquisa locais.

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2. Investa em marketing digital de mídia social para médicos

O marketing digital de mídia social é uma parte essencial das grandes estratégias de marketing e ajuda a alcançar sua base de pacientes ideal.

O marketing digital de mídia social para médicos é um grande contribuidor para direcionar o tráfego para o seu site de prática médica ou odontológica e para as classificações do mecanismo de pesquisa.

Além disso, a mídia social ajudará as estratégias de marketing digital médico a atingir um público amplificado e pode ser usada como uma ferramenta crítica de geração de leads.

As ferramentas de análise disponíveis que as plataformas de mídia social fornecem para rastrear seus esforços e modificar as campanhas de marketing digital de mídia social para sua prática odontológica ou médica, são presenças obrigatórias!

Você sabia que a análise do Instagram dirá exatamente em que horas do dia seus seguidores estão mais ativos?

Essa é uma GRANDE vantagem para otimizar exatamente quando postar para garantir o mais alto nível de visibilidade.

Nem todas as plataformas de mídia social são iguais e nem todas as mídias sociais são adequadas para a sua prática médica. Cada plataforma de marketing de mídia social de saúde é diferente e criada para um público específico.

Reserve um tempo para avaliar os perfis de mídia social mais adequados para o marketing digital médico da prática com base no público-alvo e na composição do público de cada plataforma. Informações demográficas, idade, sexo, e assim por diante.

Você não quer perder tempo e energia em perfis que não alcançam seu público. O Instagram tende a ser uma ótima opção para o marketing de uma prática de cirurgia plástica, estética ou marketing de dermatologia; no entanto, o Instagram pode não ser uma excelente opção para o marketing médico da prática de urologia, por exemplo.

Marketing Médico: o que é e como desenvolver uma estratégia de resultados

Para ter sucesso no marketing médico para médicos nas redes sociais, você precisa ser:

  • Consistente e organizado;
  • Otimizado corretamente;
  • Interativo;
  • Regular em suas postagens;
  • Assertivo ao compartilhar conteúdos que direcione os pacientes ao seu site.

3. Desenvolva uma estratégia de otimização de mecanismo de busca local

O marketing médico para médicos se tornou local! Isso significa que você precisa investir tempo e energia para classificar seu site em um raio de 15-20 milhas ao redor de cada local para sua prática.

Uma coisa importante se você deseja classificar seu site localmente: VOCÊ PRECISA DE UMA PÁGINA PARA ISSO.

Essa é uma ideia mais simplista, pois você precisa de páginas bem estruturadas e otimizadas para cada tratamento e serviço.

Outra dica importante de marketing médico voltado para o SEO local é garantir que você tenha páginas individuais para cada local.

Se você pratica medicina em vários locais, desenvolva uma página de destino para cada local dedicado que você possui.

Certifique-se de incluir os seguintes itens na página:

Mapa do Google Meu Negócio;

O nome da cidade na tag de título e na página várias vezes;

Nome, endereço, número de telefone, horário de funcionamento desse local específico;

Prestadores que atendem pacientes naquele local;

Uma breve redação sobre esse local;

Seguindo estas dicas locais de SEO você estará no caminho certo para superar seus concorrentes locais na pesquisa, o que é fundamental para uma estratégia de marketing médico bem-sucedida.

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4. Corrija suas listagens de perfil de provedor

As listagens de empresas têm um impacto significativo no marketing médico e no SEO para médicos.

Suas listas de empresas são as informações de contato comercial que são exibidas quando os pacientes procuram você online.

Quanto mais diretórios e sites de resenhas contiverem as mesmas informações comerciais, o Google terá mais confiança para retornar seus dados sobre o consultório de um concorrente.

Plataformas de listagens de negócios populares são Google, Yelp e Facebook, mas existem vários sites de listagens menores que são importantes para sua reputação.

As citações (também conhecidas como listagens de empresas) estão entre os 5 principais fatores de classificação local mais importantes para pesquisa.

Contudo, não se esqueça que, ao contrário de outras indústrias, no marketing médico, os fornecedores também têm perfis e os pacientes também os procuram.

É comum, os médicos mudarem seus locais várias vezes ao longo de suas carreiras, o que pode causar erros e discrepâncias em suas listagens.

É essencial manter as informações das listagens de seus médicos atualizados também.

Isso ajudará a fortalecer sua visibilidade para pesquisas como “cirurgião ortopédico perto de mim”.

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5. Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo ativa

O marketing médico para médicos depende de uma estratégia sólida de marketing do conteúdo de saúde .

O marketing de conteúdo aumenta o tráfego geral do seu site e a busca orgânica, melhora o reconhecimento da marca, posicionando você como um líder inovador em sua especialidade.

Um blog bem estruturado e com bom desempenho pode (e deve) gerar até 50% do tráfego orgânico de um site.

Esse é o poder do marketing de conteúdo em suas estratégias gerais de marketing médico.

Aproveite os dados no centro de suas estratégias de marketing de conteúdo.

Além disso, lembre-se de que, quando se trata de marketing e conteúdo médico, as postagens de blog não são o único formato!

Existem dezenas de tipos de conteúdo envolvente que você pode desenvolver para atrair e os pacientes.

6. Gere novas avaliações de pacientes

Avaliações de pacientes são um dos três fatores mais importantes de SEO local quando se trata de classificações de pesquisa.

Estudos mostram que 68% dos pacientes em potencial formam uma opinião sobre sua prática médica e seus médicos têm apenas cinco avaliações.

Ao escolher entre dois provedores, um paciente tem 91% mais probabilidade de selecionar o provedor com avaliações mais altas!

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Isso é um grande negócio. 9 em cada 10 pacientes escolherão seu concorrente se sua reputação online for ruim.

O que isso quer dizer? Avaliações são uma forma essencial de converter pacientes em potencial e gera um grande reflexo da reputação de sua prática médica na internet.

Recomendamos usar a tecnologia para garantir que você tenha sucesso na geração de avaliações.

Quanto mais você automatizar, mais sucesso terá na geração de novas avaliações de pacientes. E mais crescimento você verá na busca local por seu marketing médico.

7. Comece a criar vídeos com seus provedores

O conteúdo de vídeo é uma das formas mais poderosas e envolventes de conteúdo para pacientes em potencial.

O marketing digital médico em vídeo ajuda tanto profissionais, quanto consultórios médicos a alcançarem pacientes em potencial e se promoverem facilmente.

O vídeo agora recebe taxas de engajamento substancialmente mais altas do que qualquer outro tipo de conteúdo, incluindo imagens e postagens de blog.

Além disso, o Youtube é propriedade do Google e é o segundo maior motor de busca online.

Construir uma estratégia de marketing de conteúdo de vídeo ajudará você a promover suas práticas, falar especificamente sobre as condições médicas e sua abordagem de tratamento.

Se você está lutando para encontrar tópicos ou ideias para sua primeira rodada de vídeos, recomendamos começar com o fruto de menor alcance: as perguntas frequentes do paciente. Leve isso em consideração…

Como médico, você com certeza recebe centenas de perguntas por mês de seus pacientes.

Basta anotá-las e garantimos que você poderá rapidamente encontrar seis meses de tópicos.

A grande questão é … você sabe o que as pessoas estão perguntando?

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8. Crie conteúdo baseado em procedimento que se relacione com os pacientes

Como trabalhamos com base nas regras do Manual de Publicidade Médica, fotos que exponham pacientes, nas famosas fotos “antes e depois” não são possíveis, mesmo mediante autorização do paciente.

E mesmo que essa forma de conteúdo faça muito sucesso para aferir a qualidade do serviço ofertado, existem outras maneiras de se relacionar com as “vontades” do seu público.

Por exemplo, se você for um médico bariátrico, muitas pessoas sentem dúvidas e medos sobre um procedimento aparentemente muito invasivo.

Portanto, colocando exemplos de formas de procedimento, em vídeos mesmo, mostrando o aparato técnico e o passo a passo da operação, com certeza você irá retornar positivamente o interesse e engajamento das pessoas com o conteúdo!

9. Gere leads com o Google Ads e anúncios sociais.

A publicidade digital tem várias plataformas, as mais populares são os anúncios do Google Ads e do Facebook.

Essas plataformas são os pesos-pesados quando se trata de publicidade digital para práticas médicas. 

Os anúncios com base em pesquisa permitem que você segmente palavras-chave específicas e apresente anúncios para as pessoas em uma área geográfica determinada, se você superar os concorrentes.

O Gerenciador de anúncios do Facebook permite que você crie públicos altamente específicos para apresentar anúncios com base nos dados dos anúncios do Facebook extraídos de seus perfis pessoais.

A publicidade digital revolucionou a indústria de marketing digital médico com plataformas como Facebook e Google Ads.

Os anúncios do Facebook e Google Ads. Facebook permitem que você personalize sua publicidade, de maneira a atingir sua base exata de pacientes em potencial e fornecer rastreamento e análises essenciais para obter grandes percepções sobre o sucesso do programa de publicidade.

Você pode não apenas personalizar seus anúncios de prática médica, mas também monitorar as métricas de resultado.

Analytics o ajudará a ajustar os anúncios para melhorar os resultados com base nos dados que foram recebidos.

A publicidade digital pode ser interativa e permite que pacientes em potencial se envolvam com anúncios, facilitando a captura de informações de contato e a conversão de leads.

Você não só pode usar a publicidade digital para gerar novos leads e conversões, mas também para impulsionar seu alcance orgânico.

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10. Dependa da análise de marketing para tomar decisões

Entender os esforços de marketing médico que são mais eficazes para a sua prática médica requer rastreamento adequado e relatórios de dados e análises.

Com o rastreamento e a análise você tem acesso a um relatório totalmente abrangente sobre o progresso do marketing médico para sua prática.

Fora isso, você pode direcionar e reinvestir nos esforços de marketing que provaram ser bem-sucedidos.

Recomendamos a utilização de software ou CRM que forneça atribuição de marketing para que você possa não apenas acompanhar como os pacientes entraram no funil, mas também ver todos os pontos de interação que os levaram a converter.

Os painéis são uma maneira fantástica de ver rapidamente a saúde de nível executivo de seu programa de marketing médico.

O Google Data Studio também é uma opção poderosa e gratuita para criar painéis visuais.

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Gustavo Costa

Gustavo Costa

Ele é o co-fundador da agência Veemob que há mais de 4 anos ajuda médicos e profissionais da saúde a viverem de consultório particular.

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