Principais cuidados que o médico deve ter com o Marketing

Principais cuidados que o médico deve ter com o Marketing
“Principais cuidados que o médico deve ter com o Marketing

O Marketing Digital, quanto área de conhecimento e atuação da comunicação, oferece uma série de técnicas, ferramentas e estratégias criativas para você sentir que o seu negócio está conquistando os quatro cantos da internet.

Com o marketing médico não é diferente. Conseguimos alcançar resultados importantes elaborando um bom planejamento, dentro de vários fatores citados em posts anteriores, como um bom conhecimento de ferramentas, conhecer bem seu público-alvo e assim por diante.

Mas, como toda prática publicitária, existem algumas “regras do jogo”, para deixar tudo mais justo, transparente e ético ao divulgar os serviços de um profissional da saúde.

Por isso, com o intuito de ajudar a entender melhor que regras são essas, e quais cuidados que um médico que busca esse trabalho, deve ter quando pensa em marketing digital.

Em relação ao uso de fotos de pacientes

Segundo Manual de Publicidade Médica, publicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), é terminantemente proibida a divulgação de fotos de pacientes, seja lá em qual for o tipo de mídia utilizado.

E aqui, estamos falando de situações como selfies, ou outros com o intuito de comprovar a eficiência de um tratamento, por exemplo, mesmo que haja a autorização do paciente.

“Principais cuidados que o médico deve ter com o Marketing”

Em relação a identificação do médico ou responsável técnico

Todas as peças publicitárias referentes a consultórios, devem por lei constar as informações sobre o profissional responsável.

Em casos de clínicas com um único médico atendendo, deve constar informações como: nome, especialidade ou área de atuação quando registrada pelo CRM (Conselho Regional de Medicina), o número do CRM, e, caso existir, o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

Caso o profissional possua mais de uma especialidade, listar no máximo duas.

E se tratando de consultórios com mais de um médico, é preciso especificar o nome do diretor técnico, assim como o CRM do estado onde a clínica se encontra.

Em relação a exclusividade quanto tratamentos e equipamentos

O marketing médico deixa bem claro que é proibido a divulgação de tratamentos, tecnologias ou equipamentos exclusivos.

Ou seja, fazer qualquer alusão no anúncio de que aquele consultório é melhor, maior, mais barato, entre outras expressões que dão a entender uma ideia de superioridade exacerbada sobre os concorrentes.

Da mesma maneira, não se pode divulgar curas, ou garantias de sucesso em tratamento, visto que cada paciente é um caso em particular, e nem sempre o mesmo procedimento pode funcionar da mesma maneira para todos.

Em relação a realizar consultoria ao invés de consulta médica

Esse caso é muito importante se atentar quando falamos de marketing digital.

De maneira alguma, o médico deve oferecer algum tipo de consultoria ao paciente, de forma a substituir a consulta e acompanhamento profissional.

Explicando de outro jeito, seria como alguém compartilhar seus sintomas através de um comentário no perfil do médico, e esse fazer um diagnóstico dentro da rede social. Nesses casos o certo é sempre indicar a busca por um profissional especializado!

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Em relação ao sensacionalismo

Um outro ponto importantíssimo na garantia de uma estratégia de marketing centrada na ética, é o cuidado com matérias, conteúdos ou temas de cunho sensacionalista.

No caso, seria a divulgação, por exemplo, de informações não reconhecidas pela comunidade médica e científica. A resolução do CFM ainda determina como conteúdo sensacionalista:

– Divulgação exagerada, mesmo de procedimentos consagrados, fugindo de conceitos técnicos para a promoção da clínica;

– Divulgação de métodos que não tenham conhecimento científico; a adulteração de dados estatísticos;

– Divulgação de técnicas e métodos científicos que devem se limitar ao ambiente médico;

– Informações que possam causar intranquilidade ou pânico na população; e representações visuais que possam induzir à promessa de resultados.

Esses foram só alguns dos principais cuidados que um médico deve ter ao optar por um serviço de marketing digital para o seu consultório.

Devemos nortear sempre nossos serviços de divulgação e criação de conteúdo, rumo a um planejamento ético e correto, e claro, sempre criativo e inovador.

Aproveite e deixe nos COMENTÁRIOS se você já vem sentindo que o seu conteúdo está alcançando mais pessoas!

Caso queira conversar e saber como podemos te ajudar, entre em contato com a nossa agência de Marketing Médico: Veemob Comunicação Criativa. 

Será um prazer te ajudar! 

“Principais cuidados que o médico deve ter com o Marketing”

Conheça a Agência Veemob: Marketing Médico em Curitiba.

Somos uma agência de marketing digital especialista na área médica e profissionais da área da saúde.

Nossa empresa de marketing médico em Curitiba atua com clínicas de todo o Brasil e possui um portfólio de resultados incríveis, aumentando os contatos, os pacientes e diversos valores que o médico necessita para atuar em um mercado tão concorrido.

Nosso objetivo é conquistar pacientes para você de forma ética, respeitando as normas do CFM, sem esquecer dos valores pessoais do médico.

As principais razões para investir em marketing médico são:

  • Atrair novos pacientes;
  • Gerar novas consultas;
  • Passar uma imagem de confiança do seu trabalho para o público;
  • Fidelizar os pacientes antigos;
  • Fazer com que seu escritório ou clínica seja mais conhecido;
  • Transformar o médico ou clínica em uma referência em sua área.

Tomar a decisão de investir em marketing médico para sua clínica ou consultório é um grande passo! Quanto mais marketing médico for realizado, melhores serão os resultados.

A internet está sempre inovando, sua clínica ou consultório também deve sempre inovar. O marketing médico é uma das chaves do sucesso de uma comunicação constante e de resultado.

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